Josiane Lorensetti
Todos sabem que em Guararapes existem muitos cães e gatos abandonados, vagando pelas ruas ou nos abrigos temporários, os quais estão cada vez mais lotados. Algumas pessoas deixam caixas cheias de filhotes em praças, ruas desertas ou em estradas rurais, a mercê de tudo.
Porém graças ao trabalho de algumas ONGs, pessoas anônimas e do Grupo de Voluntários “Amigos dos Animais” muitos deles resgatados por essas pessoas são levados ao veterinário, onde passam por consulta, tratamento ou em casos mais graves até por cirurgias.
Sabemos que isso gera muito custo, no entanto esses anjos da guarda dos animais não medem esforços. Muitos guararapenses colaboram diretamente com esses animais abandonados, resgatando-os, onde muitas vezes eles levam os cachorros e gatos para suas residências para receberem cuidados, alimentação e principalmente amor.
É importante lembrar que cães abandonados normalmente não estão nos abrigos porque têm algum problema comportamental ou de saúde. A maioria dos casos de abandono é por irresponsabilidade dos antigos donos, que compraram ou pegaram um bichinho sem pensar nas consequências disso, sem estar completamente cientes da responsabilidade que é ter um animal de estimação e, quando as coisas não deram muito certo, acabaram por deixar os animais nas ruas, de onde, se tiverem sorte, vão para os abrigos dos protetores de animais.
Outro problema sério é quando os proprietários não castram seus animais de estimação e acabam aumentando ainda mais o número de animais abandonados (caso das caixas cheias de filhotes).
Os vira-latas (grande maioria dos animais abandonados) são absolutamente dedicados a seus donos. Além de serem muito espertos, dificilmente ficam doentes (se forem bem cuidados, é claro) e quase não têm propensão a doenças genéticas, que causam muitos transtornos e gastos, como acontece frequentemente com animais de raça.
Os animais adotados demonstram uma gratidão imensa pelas pessoas que os cuidam. Com cuidados, disciplina e carinho, é raríssimo ver um vira-lata, por exemplo, bravo ou com problemas de agressividade e dificilmente eles tentarão desafiar a liderança do dono, o que torna a convivência com eles ainda mais amigável e divertida.
Quando você decidir ter um animal de estimação, pense na possibilidade de adotar. Pense em como você se sentirá bem sabendo que deu um lar a um cão que, sem você, estaria pelas ruas, sem alimento, sem cuidado, sem carinho, correndo vários riscos, tanto em termos de saúde, quanto ficando exposto a crueldades de pessoas (se é que podemos chamar de pessoas) que machucam animais sem dó, apenas pelo prazer de ver um ser vivo sentir dor (se é que podemos chamar isso de “prazer”).
Adotando um animal abandonado, você poderá ajudar a diminuir esse problema.
Amanhã sábado (11) nas dependências da Feirinha Pôr do Sol (antiga Estação Ferroviária) estará acontecendo um importante evento voltado para o mundo pet.
Está chegando a 1° PARADA PET!!!
Um evento que vai reunir todos os amantes de animais na região!!! O evento terá: atrações, lojinha, show com DJ e banda e a novidade, o primeiro concurso Pet! Várias categorias para você inscrever seu pet e competir por prêmios incríveis! Terá uma bancada especial de jurados para escolher o animalzinho favorito!!!
O evento será dia 11 (sábado) às 15:00 horas, na Feirinha Pôr do Sol (em frente a rodoviária), chama todos seus amigos e familiares, e vamos celebrar esse momento especial com nosso animalzinho de estimação!!!
Para participar com seu pet, clica no link que está abaixo, e selecione a categoria desejada!
https://www.jotform.com/form/232434334470046#preview
Esperamos por vocês e seu filho de quatro patas nesse super evento!