Josiane Lorensetti
A Polícia Civil de Valparaíso/SP, comandada pela Autoridade Policial Doutor Rodolfo Freitas Silva, desarticulou uma Associação para o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e Estação Base Ilegal de Comunicação com a Penitenciária, onde foi apreendido quatro rádios HTs utilizados para fazer contato com os estabelecimentos prisionais de Valparaiso (Penitenciária e Centro de Progressão Penitenciária).
Na oportunidade foi apreendido um tijolo de “maconha” e outro tijolo de “cocaína”, além de quatro aparelhos de telefonia celular, 02 bases para rádios HTs, 02 mini-antenas, 01 fone de ouvido e 01 antena telescópica (utilizada para replicar o sinal de transmissão).
Na tarde desta segunda-feira, os policiais civis estavam em diligência no Bairro 400 casas realizando campana à distância através de Verificação de Procedência de Informação Preliminar referente a algumas denúncias anônimas de locais utilizados como ponto de apoio (estação base) para comunicação via rádio HT com os estabelecimentos prisionais (Penitenciária de Valparaíso e o Centro de Progressão Penitenciária), nesta urbe. Além disso, segundo informações pretéritas, o imóvel que servia de estação-base, estava sendo utilizado também para o armazenamento/guarda/comercialização de entorpecentes. Esses entorpecentes eram fracionados e entregues aos sentenciados do regime semiaberto, que faziam pequenos reparos na cidade sob supervisão da Prefeitura de Valparaíso.
Por volta das 13h, enquanto a equipe realizava as campanas, avistaram um motociclista saindo do local dos fatos, recebendo de uma pessoa algo que se assemelhava a uma mochila, e após, tomando rumo ignorado.
A equipe estava acompanhada da Autoridade Policial, Dr. Rodolfo Freitas Silva, ao presenciar os fatos entendeu ser o momento de aproximação do imóvel. Ao desembarcarem da viatura, foi constatado que o portão basculante estava destrancado/aberto o que permitiu a entrada no imóvel.
No local, uma menor e um rapaz maior de idade tentaram empreender fuga pela janela do quarto que dava acesso aos fundos do imóvel e dispensaram uma mochila que, após ser inspecionada foi constatado que em seu interior havia vários objetos, sendo eles: 04 rádios HT; 04 aparelhos de telefonia celular; 02 antenas de rádio HT; 02 bases para rádio HT; 01 fonte de rádio HT; 01 fone de ouvido.
Além disso, foi localizada uma outra mochila contendo um tijolo de maconha e outro tijolo de cocaína, além de diversos pinos/eppendorfs e balança de precisão.
A Autoridade Policial deu voz de prisão em flagrante delito ao indivíduo maior de idade e de apreensão à menor por estarem incursos nos crimes de Associação ao Tráfico, Tráfico Ilícito de Entorpecentes, Corrupção de Menor, apreendendo os ilícitos.
O preso e a menor passarão pelo IML para exame médico cautelar e ficarão à disposição da justiça.