r7
São Paulo ainda tem chance de quebrar o recorde histórico de calor na quinta-feira (16), quando a Climatempo prevê novamente a possibilidade de a temperatura alcançar 38°C até a próxima quinta-feira, 16 de novembro.
A partir de sexta, o calor começa a diminuir e a passagem de uma frente fria no fim de semana derruba de vez a temperatura. A diferença entre a tarde de sexta e a do domingo deve ficar em torno de 10°C.
A frente fria prevista para o fim de semana elevará novamente o risco de temporais e vai finalmente interromper a atuação da massa de ar quente sobre o estado de São Paulo. A temperatura cai em todas as regiões paulistas.
O verão ainda nem chegou ao Hemisfério Sul, mas as ondas de calor já estão intensas no Brasil, especialmente em 13 estados e o Distrito Federal, que receberam um alerta vermelho (grande perigo) do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Isso significa que a situação do país, especialmente nessas regiões, é preocupante. A cidade de São Paulo, por exemplo, chegou a 38ºC na última segunda-feira (13) e bateu um recorde que já durava 80 anos — desde 1943. Já o Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro Guaratiba, atingiu sensação térmica 52,7ºC