Previsões indicam que o panorama meteorológico deve mudar bastante ao longo dos próximos dias, com o retorno das chuvas para praticamente todo o país e subsequente queda das temperaturas.
Informações do site https://www.tempo.com/noticias/l
A onda de calor que está assolando o país pode não ser tão intensa quanto as registradas anteriormente, mas ainda assim está causando grandes transtornos ao longo de todo o país. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) ainda possui um alerta vigente para onda de calor em praticamente todo o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul e do Nordeste.
Felizmente, a onda de calor deve cessar em breve. Ao longo desta semana, o bloqueio atmosférico que está resultando no aumento das temperaturas deixará de atuar e as chuvas devem retornar junto ao início do verão, que ocorre dia 22 de dezembro.
O retorno das chuvas no Brasil
Já neste domingo (17), chuvas pontuais e rápidas podem se formar no leste de São Paulo, sul e norte de Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Maranhão e Bahia. Ainda assim, predomina o tempo seco na maior parte destes Estados.
As temperaturas caem junto com as chuvas?
Conforme a nebulosidade e as chuvas voltam a se formar de maneira localizada, elas ajudam a segurar as temperaturas em patamares mais baixos, o que já traz um breve alívio para a onda de calor. Ainda assim, temperaturas altas continuarão sendo registradas em boa parte das cidades onde o tempo continuar aberto e seco.
A partir da quinta-feira (21), no entanto, espera-se o avanço de uma massa de ar frio pelo país, após a passagem de uma frente fria que intensificará as chuvas no centro-sul do Brasil. Isso fará as temperaturas caírem de maneira mais acentuada, sinalizando de fato o fim da onda de calor ao mesmo tempo que o verão se inicia.
Como fica o tempo no Natal?
Apesar de ainda faltar mais de uma semana para o início das festas, os modelos de previsão já indicam a possibilidade de que uma segunda frente-fria avance pelo país entre os dias 24 e 25 de dezembro.
Se esta previsão se consolidar ao longo dos próximos dias, a tendência para o Natal será de pancadas de chuva possivelmente intensas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com temperaturas amenas e dentro da média para o fim de dezembro.
Ainda assim, as previsões de longo prazo costumam variar muito de local para local.