Tema da edição deste ano é:“cultura de saúde”
A saúde sob diferentes perspectivas é o ponto de partida da 7ª edição do Inspira – Ações para uma Vida Saudável, realizado pelo Sesc São Paulo, com programação aberta para toda a comunidade no Sesc Birigui
O mundo está em constante movimento e o ritmo frenético da vida moderna muitas vezes distancia as pessoas do cuidado essencial consigo mesmas. Pensando nesse contexto, o Sesc São Paulo propõe uma oportunidade única de pausa e reflexão. De 10 a 21 de abril, acontece a 7ª edição do Inspira – Ações para uma Vida Saudável, projeto vai além de uma simples celebração da saúde, mas um convite para uma jornada de autodescoberta e bem-estar.
Com mais de 170 atividades distribuídas em 38 unidades, o Inspira 2024 busca promover uma verdadeira revolução na forma como entendemos e vivenciamos a saúde e a qualidade de vida. Sob o tema “cultura de saúde”, a iniciativa oferece fóruns, palestras, cursos, vivências e intervenções, destacando a importância fundamental de se buscar equilíbrio e harmonia em todas as dimensões de nossas vidas. A proposta é compreender, em suas múltiplas abordagens, o que é ter saúde e ser saudável.
“As dimensões da saúde, articuladas às contradições que mobiliza, estabelecem um plano de fundo para reflexões panorâmicas sobre o tema. O Sesc tem por compromisso o fomento à qualidade de vida, apostando em uma ação sociocultural que possa oferecer situações de convivência, reflexão, diálogo e fruição, estimulando assim um cotidiano sistematicamente saudável e propício para o cuidado comunitário”, explica Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.
Entendendo que a saúde vai muito além da ausência de doenças, o Inspira 2024 também busca abordar as disparidades e desafios enfrentados por diversas comunidades, incluindo populações marginalizadas como afrodescendentes e indígenas. Compreender e considerar os determinantes culturais de saúde é parte fundamental para garantir uma abordagem holística e equitativa para o bem-estar de todos.
No Sesc Birigui, a programação conta com sete atividades ao longo do mês, incluindo cursos, palestras e vivências conduzidas por especialistas em diversas áreas de saúde e bem-estar.
ErespErick Schulz, um dos mais conceituados especialistas em Ayurveda, estará em Birigui (Foto: Divulgação)ecialistas em Ayurveda, estará em Birigui (Foto: Divulgação)
Programação
Em Birigui, a programação do projeto terá início no dia 10 de abril (quarta), às 19h30, com a palestra “Sankofa: autocuidado e sabedoria oral africana”, com o professor de yoga e terapeuta Pedro Costa. No encontro, Costa fará uma exposição teórica com vivências práticas que promoverão uma reconexão com a sabedoria ancestral africana de autocuidado e saúde. A palestra resgata conceitos-chave de saúde integral e mental para transformar o presente e promover um futuro mais equilibrado na nossa relação com a natureza interior.
O terapeuta também comanda, a partir de 13 de abril, o curso “Ayurveda: reconexão ancestral natural”. Trata-se de um mergulho na milenar técnica Ayurveda, conduzido por Pedro Costa, que fez aprofundamento e atualização na Índia. O curso é dividido em quatro módulos, onde os participantes irão aprender sobre essa técnica da medicina indiana, que busca tratar a raiz dos desequilíbrios e promover a cura natural.
Ainda sobre a Ayurveda, no dia 17 de abril (quarta), Erick Schulz ministra palestra com o tema “Desvendando a Medicina Ayurvédica”, uma oportunidade única para compreender os princípios e práticas dessa tradicional medicina indiana. A ayurveda é um saber tradicional que foca na melhora e manutenção da saúde por meio de boa alimentação, rotina, bom sono, atividade física e equilíbrio com a natureza.
Erick Schulz estudou yoga e ayurveda no Brasil e Índia, sendo um dos mais conceituados especialistas da área, com reconhecimento no Brasil e exterior.
Vivências
Seguindo com a temática, a programação conta com quatro vivências. Uma delas é “Pílulas meditativas: práticas de autoresgate”, uma série de práticas meditativas para aliviar o estresse causado pelos desafios do dia a dia e promover o equilíbrio, incluindo foco, relaxamento, indução, respiração e visualizações.
Essa atividade será comandada pelo professor de yoga Luciano Couras, que tem mais de 15 anos de experiência na área. Os participantes terão do dia 10 ao dia 21 de abril para praticar a meditação diariamente, alguns deles, com mais de um horário.
A escrita também está na programação com seu lado terapêutico. “Escrita curativa: rituais da palavra na saúde do corpo e da mente” é o tema da experiência transformadora que será conduzida pelos escritores Geruza Zelnys e Eduardo Guimarães, no dia 13 de abril (sábado), das 14h às 17h.
Dança do ventre
A dança não foi esquecida. Aos domingos, de 7 a 28 de abril, serão realizados encontros para exploração da dança do ventre e suas fusões tribais, com aprendizado técnicas e fundamentos tanto da dança do ventre quanto da dança indiana. Serão abordados conteúdos sobre a origem, teoria e particularidades de cada estilo, visando ampliar o conhecimento cultural e aprimorar a expressão corporal. A atividade tem o comando da fisioterapeuta e professora de dança, Sarita Del Pino, de Araçatuba.
E por fim, não deixe de visitar a Tenda Zen no Inspira 2024. O espaço, que já é projetado para momentos de relaxamento, meditação e autodescoberta, ganhará aromas e iluminação suaves, decoração exótica, incluindo tapetes coloridos, almofadas macias e incensos durante todo o evento.
Para informações sobre a programação completa do Estado, acesse o site do Sesc São Paulo.
Sobre o Sesc Birigui
O Sesc Birigui iniciou suas atividades em 1998, ainda como uma unidade provisória e oferecendo atividades para toda a região. Em 25 de novembro de 2017 foi inaugurada a Unidade Operacional do Sesc Birigui, um moderno complexo cultural e esportivo com 7.586 m² de área construída em um terreno de 9.525 m².
Por acreditar que as ações socioculturais são fundamentais para a educação coletiva e individual, o Sesc tem em suas unidades um espaço privilegiado para a realização de suas atividades. Concebido segundo esses princípios, a construção do Sesc Birigui priorizou em sua implantação uma proposta arquitetônica que integra o verde em torno do edifício por meio de estruturas transparentes.
Seguindo critérios democráticos na política de acesso e na qualidade da programação, a unidade proporciona o encontro e a convivência entre pessoas e as múltiplas formas de expressão da cultura, promovendo a cidadania e a disseminação do conhecimento em diversas áreas. As relações com a comunidade, a municipalidade, as empresas e instituições fazem do Sesc Birigui um polo de interatividade local.
Mais informações em www.sescsp.org.br/birigui
Serviço
Palestra – “Sankofa: autocuidado e sabedoria oral africana”
- Dia 10/4. Quarta, 19h30 às 21h.
- Teatro. Grátis.
- Ingressos 1 hora antes.
- A partir de 10 anos.
- Curso – “Ayurveda: reconexão ancestral natural”
- Com Pedro Costa
- De 13/4 a 4/5. Sábados, 10h às 13h
- Sala Múltiplo Uso 1. Grátis.
- Inscrições de 2 a 7/4.
- A partir de 12 anos.
- Palestra – “Desvendando a Medicina Ayurvédica”
- Com Erick Schulz
- Dia 17/4. Quarta, 19h30 às 21h.
- Teatro.
- Ingressos 1 hora antes.
- A partir de 10 anos.
- Pílulas meditativas: práticas de autoresgate
- Com Luciano Couras
- Dia 10/4. Quarta, 17h e 18h30.
- Dia 11/4. Quinta, 18h30.
- Dia 12/4. Sexta, 17h e 18h30.
- Dia 13/4. Sábado, 15h.
- Dia 14/4. Domingo, 15h.
- Dia 16/4. Terça, 16h30.
- Dia 17/4. Quarta, 17h.
- Dia 18/4. Quinta, 16h30.
- Dia 19/4. Sexta, 16h30 e 17h.
- Dia 20/4. Sábado, 15h.
- Dia 21/4. Domingo, 15h.
- Tenda. Grátis.
- A partir de 10 anos.
Escrita curativa: rituais da palavra na saúde do corpo e da mente
- Com Geruza Zelnys e Eduardo Guimarães (escritores)
- Dia 13/4. Sábado, 14h às 17h.
- Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Grátis.
- Senhas 30 minutos antes.
- A partir de 14 anos.
Dança do ventre Com Sarita Del Pino
- De 7 a 28/4. Domingos, 11h às 12h30.
- Sala Múltiplo Uso 3. Grátis.
- Senhas 30 minutos antes.
- A partir de 12 anos.
- Tenda Zen
- De 9 a 21/4.
- Terças a sextas, 13h às 21h.
- Sábados e domingos, 10h às 18h.
- Tenda. Grátis.
- Todas as idades.