Depois de longos anos desativada, a antiga Estação Ferroviária será um espaço recuperado e revitalizado pela Prefeitura de Guararapes.
No local funcionará a sede da Orquestra Municipal “Maestro Pedro Salla” e o Projeto de Violão, que receberá o nome de Sala de Música “Olindo Jorge Moreira” (Maestro Grã Fino).
A inauguração acontecerá na próxima sexta-feira, 14 de junho, a partir das 20h, e será aberto ao público.
O evento contará com a solenidade oficial, homenagens e a apresentação da Orquestra, do Coral “Canto, canção e cantoria”, do Projeto de Violão e, segundo a diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Dora Leila Henrique, haverá também muitas surpresas.
O homenageado
Olindo Jorge Moreira, mais conhecido como “Senhor Grã Fino”, apelido que ganhou por sempre andar muito bem vestido, saiu de Minas Gerais aos nove anos de idade em busca de uma vida melhor.
Foi casado com Dona Eloiza e tiveram quatro filhos. No início, em Guararapes, consertava rádio a pilha e era alfaiate, até que se juntou ao senhor Pedro na famosa orquestra “Pedrinho e sua Banda”, viajando por todo o Brasil.
Ensinou música para vários alunos, sendo que seu pupilo o substitui na orquestra municipal após seu falecimento.
Estação Ferroviária
A Estação de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru onde a Sorocabana havia chegado.
Com o café atingindo regiões cada vez mais distantes do litoral, o que era possível graças à abundância de terras de solo ainda virgem, as ferrovias surgiram para auxiliar a produção cafeeira já existente, tornando o transporte mais rápido, seguro e barato da produção com destino ao porto de Santos.
Em 1908 a ferrovia atingia Araçatuba e em 1910 as margens do Rio Paraná em Jupiá.
Porém este trecho entre Araçatuba e Jupiá sofreu às margens do rio Tiête, uma grande infestação de malária, o que provocou a desativação do prédio da estação, e com isso, a construção de uma variante da linha que passou a ser parte do tronco principal da linha ferroviária: que é a linha que passa ao lado do prédio onde foi revitalizado.
Em 1949 a nova Estação de Guararapes foi inaugurada, já na variante Araçatuba – Bento de Abreu e a linha nova ficou exatamente ao lado da antiga, ficando as duas frente a frente.
Em Guararapes na década de 1930, o predomínio era das lavouras de café. Entre os anos de 1940 e 1960 houve expansão também do arroz e do algodão, produtos escoados através da ferrovia.
Essa linha ferroviária transportou passageiros até 1993 no trecho Bauru-Campo Grande e até 1995 no trecho até Corumbá.
Assessoria de Comunicação