Por Josiane Lorensetti
A Polícia Ambiental se deslocou até uma propriedade rural no município de Guararapes ontem (terça-feira) e lavrou em desfavor do proprietário dos animais um Auto de Infração Ambiental, com multa de R$ 750 mil, valor este referente às 248 cabeças de gado existentes, além de um animal morto, cuja multa foi aplicada em dobro.
O infrator foi notificado via telefone pela Delegacia de Guararapes. A apresentação pessoal da ocorrência foi dispensada, sendo orientado que a ocorrência e o laudo veterinário fossem encaminhados via ofício.
Foram ao local médicos veterinários pertencentes à Secretaria Estadual de Defesa Agropecuária Regional de Araçatuba e médicos veterinários da Unesp, cujos profissionais, após análises técnicas realizadas no local, ficaram de encaminhar laudo quanto a configuração de maus-tratos por desnutrição.
Por não haver local adequado para destinação dos animais, estes foram apreendidos e destinados temporariamente com o infrator até a realização do atendimento ambiental, o qual se comprometeu a melhorar as condições sanitária dos animais.
Vale destacar que a Polícia Ambiental relatou que recentemente receberam várias denúncias de maus tratos nesta propriedade rural.