Guararapes participará da Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses, promovida pelo Governo de São Paulo e que tem como objetivo a prevenção e conscientização da população, municípios, organizações públicas e privadas sobre as ações para eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Portanto, o Departamento de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizará as seguintes ações:
13/11 (quarta-feira) – agentes de endemias farão visitas nas Unidades de Saúde para distribuição de materiais educativos;
14/11 (quinta-feira) – agentes de endemias participarão de um seminário sobre a dengue;
16/11 (sábado) – agentes de endemias realizarão um pedágio no centro da cidade, mobilizando toda a população sobre os cuidados com a dengue.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, o município registrou, até o dia 11 de novembro, dois casos de dengue. Em outubro foram 43 casos confirmados.
As chuvas intensas das últimas semanas acendem o alerta para os cuidados com recipientes que possam acumular água. Cerca de 10 minutos por semana fazem toda a diferença para eliminar focos do mosquito. Atitudes simples são essenciais para interromper o ciclo de vida do mosquito e proteger milhares de vidas:
- Esvazie garrafas PET, potes e vasos
- Guarde pneus em locais cobertos
- Limpe bem as calhas de casa
- Mantenha a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água fechados
- Coloque areia nos pratos de vasos de plantas
- Amarre bem os sacos de lixo
- Não acumule sucata e entulho
- Receba bem os agentes de endemias
A prevenção começa em casa e o impacto reflete em toda a sociedade.
Governo
Até 5 de novembro deste ano, o Estado registrou mais de 2 milhões de casos e 1.899 óbitos provocados pela dengue. A iniciativa, em parceria com os municípios paulistas, tem como objetivo antecipar e alertar sobre os riscos da doença, principalmente devido às mudanças climáticas causadas pelo aumento de temperatura, chuvas e umidade – condições que contribuem para que as transmissões de arboviroses prosperem mais rapidamente e em novos locais.
Assessoria de Comunicação