
Josiane Lorensetti
A Policia Civil de Araçatuba através da DEIC, cumpriu mandado de busca expedido pela 1ª VC de ATA acerca da Operação “CARTELA CHEIA”, que visa a desarticulação de empresa de bingo irregular e ilegal estabelecido no Salão de festas do Multi Shop em Araçatuba. A ação policial aconteceu, ontem (12).
A Referida Pessoa Jurídica se passava por emissora de títulos de capitalização, contudo não foi apresentado qualquer tipo de autorização por parte da SUSEP, e nem visto qualquer documento que se assemelhava com os documentos.
Foi checado pela Policia Civil que a empresa promove um imbróglio de solicitação de alvarás judiciais em outras comarcas relacionados a bingos beneficente tendo como partes solicitantes instituições filantrópicas de outras cidades, que na verdade induzem a erro o Poder Judiciário, haja vista que não se trata de “bingo de quermesse”, ou “bingo quinzenal”, para levantar fundos para entidades de assistência social, e sim, uma empresa relacionada a Bingo Profissional, o que é proibido pela legislação vigente.
Essa empresa realizava propaganda em toda a região se passando por empresa lícita, quando na verdade não tinha as mais rudimentares autorizações, tais como o Alvará de Funcionamento, que fora cassada no primeiro dia de abertura, após a constatação da atividade irregular.
Participaram da diligência, equipes da Vigilância Sanitária que realizou a autuação do local por infração de sete condutas irregulares, além do Corpo de Bombeiro que lavrou auto de Infração relacionado a outras 03 infrações, e a Prefeitura Municipal, que através da Diretoria de Posturas, novamente, pela terceira vez, multou o estabelecimento.
Compareceu ao local o Instituto de Criminalística e cerca de 40 (quarenta) policiais civis que cumpriram as buscas, em 10 (dez) viaturas, sendo apreendidas várias caixas de cartelas de bingo, vários jogos de bolas para bingo, 66 mesas e 260 cadeiras, dois dispositivos de bingo, cerca de 56 computadores completos e 08 monitores grandes, 05 celulares, mais de R$ 6.500 reais em espécie e 02 (dois) pen drive.
Foram ouvidas 04 pessoas relacionadas a empresa, que após terem assinado o termo de compromisso, foram liberados para responderem ao procedimento em liberdade.
O Inquérito Policial que tramita pela 1ª Vara Criminal de Araçatuba, apura os ilícitos de Exploração de Jogos de Azar, Associação Criminosa, Falsidade Ideológica, Lavagem de Dinheiro e possivelmente Organização Criminosa, onde as pessoas responsabilizadas poderão ser condenadas até 20 anos de reclusão.