
Josiane Compareceu na delegacia de polícia, a mãe de uma criança guararapense informando que sua filha Elisa Salviano dos Santos (3 anos e meio) teve complicações de saúde no dia 20/03 no hospital de Guararapes, onde no mesmo dia, à noite, a menina foi transferida para o hospital de Araçatuba, devido à gravidade da situação em que a menina se encontrava.
Na ocasião, a mãe da criança informou que do dia 20 ao dia 25/03 ela ficou no pronto-socorro de Araçatuba momento em que começou a sentir muitas dores abdominais. Neste momento, uma médica que estava como plantonista no dia, informou a mãe da criança que sua filha deveria fazer uma “lavagem” para averiguar melhor, qual seria a origem das dores.
Sendo assim a criança foi submetida a tal procedimento e logo no dia seguinte começou a ter pioras no seu quadro clínico.
No dia 26/03, a pequena Elisa deu entrada na UTI sendo no dia 28/03, necessitou ser entubada. No último domingo (05/04), Elisa teve que ser novamente entubada devido a piora do seu quadro de saúde.
Durante o procedimento de limpeza, as enfermeiras verificaram que a criança havia apresentado lesões no ânus, onde a mãe não sabia informar por qual motivo a menina estava com aquelas lesões.
Na ocasião, a mãe da criança questionou o médico plantonista sobre o que poderia ter acontecido com sua filha e ele então falou que apenas com exames específicos poderia testar o ocorrido.
Após isso, compareceu a mãe da criança na delegacia para registrar os fatos e a morte da criança. A Polícia Militar compareceu na delegacia informando que foram chamados até a Santa Casa de Araçatuba para atender um caso no qual suspeita-se que o ferimento no ânus da criança seja anterior a internação dela no hospital.
Neste tipo de ocorrência, o padrão é informar imediatamente autoridade de plantão. A mãe da criança, na oportunidade relatou sua versão nos fatos. A ocorrência será investigada pela Polícia Civil de Guararapes.
Nós acompanharemos de perto esta ocorrência e lamentamos demais o falecimento desse pequeno anjo de Deus. Descanse em Paz, Elisa!