
Pela primeira vez em sua história, Araçatuba vai celebrar oficialmente o prato que conquistou moradores e visitantes: o Cupim Casqueirado. Com início marcado para 17 de junho, o 1º Festival Gastronômico de Cupim Casqueirado de Araçatuba promete transformar a cidade em uma rota de sabor e tradição até 3 de agosto
A iniciativa é da Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e tem como objetivo valorizar a culinária local, atrair turistas e fomentar o setor gastronômico.
“Araçatuba é conhecida pelo seu Cupim Casqueirado. Este festival consolida a tradição, impulsiona o turismo e gera negócios para os empreendedores locais”, afirma o secretário Alencar Sader.
Restaurantes interessados podem se inscrever gratuitamente até 25 de maio, por meio de um formulário online. Cada participante poderá inscrever apenas um prato com a tradicional iguaria, com liberdade para criar acompanhamentos e garantir um bom custo-benefício.
Criado em 1989 por Sérgio Montoro no Bar Kiara, o Cupim Casqueirado é reconhecido como símbolo da gastronomia araçatubense desde 2010.
“Estamos criando uma rota gastronômica que será amplamente divulgada. A ideia é transformar o festival em uma referência e um atrativo turístico permanente”, destaca Sildemar Paulucci, assessor executivo de Turismo.
O lançamento oficial será em 14 de junho, no Hotel Botânico, com presença de autoridades, imprensa e operadores de turismo de várias regiões do Brasil. O Sabor que nasceu aqui, agora ganha seu próprio festival.