
FONTE:
A REN, Redes Energéticas Nacionais, operadora elétrica de Portugal, declarou que a queda no fornecimento de energia do país foi resultado de uma falha na rede espanhola, relacionada a um fenômeno atmosférico raro conhecido como “vibração atmosférica induzida”.
“Devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, houve oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 KV) ”, informou a REN. Segundo a operadora, a restauração completa da rede elétrica do país pode levar até uma semana.
“A REN tem todos os seus recursos empenhados na recuperação da rede de abastecimento de energia a todo o país, em colaboração com as empresas produtoras e de distribuição e com a Rede Elétrica de Espanha.
Os dois países ibéricos são afetados por um corte maciço no fornecimento de energia. A retomada do sistema elétrico nacional será feita gradualmente, com o acoplamento faseado dos diversos grupos eletroprodutores. Neste momento é ainda impossível prever quando estará normalizada a situação.
As autoridades e as empresas responsáveis pelo transporte de eletricidade, de ambos os lados da fronteira continuam, entretanto, a analisar as causas do incidente desta manhã”
No entanto, o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que a expectativa é que o problema seja resolvido ainda hoje. Em entrevista à CNN, ele reforçou que a origem do apagão não foi em Portugal.
A operadora espanhola ainda não se pronunciou sobre a declaração da REN.