
Condutor da moto apresentava sinais visíveis de embriaguez e foi encaminhado à delegacia
Um motociclista foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Araçatuba na tarde deste domingo (22), após se envolver em um acidente de trânsito no cruzamento da Rua Marcílio Dias com a Belmonte e apresentar claros sinais de embriaguez. A rápida intervenção da GCM foi crucial para o desenrolar da ocorrência.
Por volta das 17h10, uma guarnição da GCM, em patrulhamento preventivo, presenciou a colisão traseira entre uma motocicleta Honda/Titan, conduzida por M.V.M.L., e um veículo GM/Astra, dirigido por K., de propriedade de P. O acidente ocorreu quando a condutora do Astra reduziu a velocidade devido a uma valeta na via, e o motociclista, que vinha logo atrás, não conseguiu frear a tempo.
Ao se aproximar do condutor da motocicleta, os agentes da GCM notaram de imediato os evidentes sinais de embriaguez: voz pastosa, olhos avermelhados e dificuldade para manter o equilíbrio. A situação foi corroborada por K. e sua passageira, P., que relataram ter visto uma garrafa de bebida alcoólica (do tipo “Corote”) cair da motocicleta no momento da queda.
Diante dos indícios, a GCM solicitou o teste do etilômetro para M.V.M.L., que resultou em 1,27 mg/L de álcool no sopro, confirmando a alcoolemia. A condutora do Astra, K., também realizou o teste, apresentando resultado negativo (0,00 mg/L).
Com a confirmação da embriaguez, o condutor M.V.M.L. foi conduzido pela GCM ao Plantão Policial. O Delegado de Polícia solicitou um exame de sangue para contraprova. A GCM acompanhou o conduzido até o Pronto Socorro para a coleta de sangue, com os materiais sendo entregues pelo servidor do Instituto Médico Legal (IML), S.M.I. Após a coleta, M.V.M.L. foi liberado e autuado por dirigir sob efeito de álcool (AIT 036101).
A motocicleta de M.V.M.L. foi entregue a M.I.M.S., que estava habilitada. As documentações dos veículos foram consultadas e não apresentaram irregularidades, motivo pelo qual não houve apreensão. K. e P. foram liberadas na unidade policial.
A atuação da Guarda Civil Municipal desde o primeiro momento — presenciando o acidente, prestando apoio, identificando a embriaguez e conduzindo todo o processo — mais uma vez demonstrou a importância e a agilidade da corporação na garantia da segurança do trânsito e no combate a infrações em Araçatuba.
Arnaldo Alves | Guararapes Sorriso News













