
Mais de 240 exames gratuitos já foram realizados pela unidade móvel do programa Mulheres de Peito
A carreta do programa Mulheres de Peito, que oferece mamografias gratuitas, segue atendendo até o próximo sábado (5) na Praça Rui Barbosa, em Araçatuba. Em apenas cinco dias, 246 exames já foram realizados, reforçando a importância da prevenção ao câncer de mama entre as mulheres da região.
A unidade móvel está em Araçatuba desde o dia 24 de junho, com atendimento das 8h às 17h até sexta-feira (4), mediante distribuição de 50 senhas por dia. No sábado, último dia, o funcionamento será das 8h às 12h, com entrega de 25 senhas, por ordem de chegada.
A aposentada Marly Rachel Pedrosa Braz, de 70 anos, moradora do bairro Manoel Pires, aproveitou a presença da carreta para manter sua rotina de cuidados. “O médico de Fernandópolis, onde fazia acompanhamento, me orientou a realizar o exame a cada dois anos”, disse. Já Neusa Ferreira dos Santos, de 66 anos, do bairro Castelo Branco, contou que realiza a mamografia anualmente. “Como o médico solicitou, aproveitei a oportunidade gratuita aqui na praça.”
Quem pode fazer o exame
- Mulheres de 50 a 69 anos: apenas com documento com foto e cartão do SUS.
- Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70: devem apresentar pedido médico, além do RG e cartão do SUS.
Resultado
As pacientes recebem as imagens do exame na hora, e o laudo é liberado em até 48 horas no site do programa, com login e senha fornecidos durante o atendimento. Em caso de alterações, a paciente será contatada pela rede municipal de saúde para acompanhamento e, se necessário, encaminhada à rede Hebe Camargo, referência no tratamento oncológico.
A ação é promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Saúde. A vinda da carreta à cidade foi viabilizada por meio da articulação do pastor Esdras Santana, com apoio do deputado estadual Oseias de Madureira.














