Secretaria de Saúde confirma mais duas mortes por H1N1 em Araçatuba

Compartilhe nas redes sociais:
Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
Continua após a publicidade

As vítimas são dois homens, de 48 e 78 anos, que faleceram nos dias 27 e 30 de junho


A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba confirmou nesta terça-feira (1º), por meio de exame laboratorial, mais duas mortes por complicações do vírus Influenza A (H1N1). Com esses registros, o município contabiliza oito óbitos provocados pela doença desde o início de 2025.

│ As vítimas são dois homens, de 48 e 78 anos, que faleceram nos dias 27 e 30 de junho, respectivamente. Ambos tinham comorbidades, estavam internados em hospitais da cidade e não resistiram ao agravamento do quadro respiratório.

│ Mortes anteriores incluem um homem de 50 anos, uma mulher de 69 e outro homem de 51 anos (em junho), além de uma mulher de 67 anos (em janeiro), uma bebê de 8 meses e uma mulher de 84 anos (em maio).

Segundo o Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, nenhuma das oito vítimas havia tomado a vacina contra a gripe, que está disponível gratuitamente para toda a população com mais de seis meses de idade.

│ Casos confirmados:
• 173 de Influenza A
• 5 de Influenza B



│ Baixa adesão à vacina preocupa autoridades

A baixa procura pela vacinação tem alarmado a Secretaria de Saúde, sobretudo neste período de inverno, quando há maior circulação de vírus respiratórios, aumentando o risco de hospitalizações e sobrecarga nos serviços de saúde.

Apesar da antecipação da campanha, ações em locais de grande circulação, e intensificação em escolas, empresas e repartições públicas, apenas 38,54% do público-alvo foi imunizado — o que representa 47.833 pessoas até 27 de junho.

33.752 doses aplicadas em grupos prioritários (crianças, idosos, gestantes, comorbidades)
14.801 na população em geral

No domingo (29), vacinamos apenas 60 pessoas na Praça 500 Anos durante um evento. Continuaremos intensificando a vacinação, mas, infelizmente, não está havendo adesão”, lamentou Priscila Cestaro, diretora do Departamento de Vigilância Sanitária.



│ Onde se vacinar

A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs):

Segunda a sexta-feira: das 7h às 19h
• UBSs Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2: até 22h
Finais de semana: UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2, das 8h às 17h



│ Medidas de prevenção seguem essenciais:

• Higienizar as mãos com frequência
• Evitar locais com aglomerações
• Usar máscara em ambientes fechados
• Procurar atendimento médico ao apresentar febre alta persistente, dificuldade para respirar ou dor no peito

Notícias Relacionadas:
Rolar para cima

Descubra mais sobre Sorriso News

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading