Capitão da PM Rodoviária de Araçatuba é nomeado para o Conselho Nacional de Trânsito em Brasília

Compartilhe nas redes sociais:
Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
Continua após a publicidade

Oficial representará as Polícias Militares da região Sudeste na Câmara Temática de Esforço Legal do CONTRAN


Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 31 de julho, a designação do Capitão Gercimar, Comandante do Policiamento Rodoviário da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) na região de Araçatuba, como membro da Câmara Temática de Esforço Legal (CTEL) do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), com sede em Brasília/DF.

O oficial atuará como representante das Polícias Militares da região Sudeste, composta por São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, ao lado de um suplente. O mandato na CTEL será de dois anos, correspondente ao biênio 2025-2027.

Com experiência anterior no Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (CETRAN/SP), onde atuou como Conselheiro no período de 2023 a 2025, o Capitão Gercimar traz na bagagem conhecimento técnico e atuação prática em segurança viária e fiscalização.

O CONTRAN é o órgão máximo normativo do Sistema Nacional de Trânsito e tem como atribuições principais:

  • Estabelecer normas regulamentares previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB);
  • Coordenar e integrar as ações dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito;
  • Normatizar procedimentos de fiscalização, aplicação de penalidades, formação de condutores e sinalização;
  • Aprovar e revisar resoluções que afetam diretamente motoristas, pedestres e gestores públicos de trânsito.

Segundo o Capitão Gercimar, a nomeação é motivo de honra e responsabilidade:

“Fiquei muito satisfeito com a indicação feita pelo Comando do Policiamento Rodoviário e pelo Comando da PMESP. Pretendo contribuir ativamente com os debates e propor atualizações que aprimorem as normas do CTB, sempre com base na legalidade e priorizando a segurança no trânsito.”


A presença do oficial no CONTRAN reforça a representatividade das forças policiais estaduais no debate nacional sobre mobilidade, legislação e fiscalização de trânsito. A participação da PMESP, por meio do Capitão Gercimar, promete trazer contribuições relevantes à política pública de trânsito em todo o país.

Notícias Relacionadas:
Rolar para cima

Descubra mais sobre Sorriso News

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading